Notícias

TRABALHO EM EQUIPE10/06/2019


Quando estamos na escola, não damos muita importância quando o professor pede para que sentemos com 2 ou 3 colegas para fazer um trabalho em grupo, apenas nos agrupamos com os amigos mais próximos e realizamos o trabalho o mais rápido possível.

Mal sabe a criança ou o adolescente, em sua idade escolar, que quando crescer e se tornar adulto, terá que se acostumar com a rotina de trabalhar em equipe.

Atualmente, muitas companhias e empresas utilizam a capacidade de trabalhar em equipe como um requisito classificatório, um critério de seleção usado nas mais diversas áreas de atuação.

Trabalhar em equipe significa juntar pessoas, determinar ações, buscar um mesmo e determinado objetivo, um único propósito, em que cada tarefa realizada tenha total dedicação do grupo e dessa forma, cada integrante sabe exatamente o que está fazendo e o que é preciso fazer tendo total responsabilidade pelo sucesso ou insucesso dos afazeres.

Os resultados dos trabalhos em equipe, quando bem alinhados e definidos, traz resultados muito mais eficientes do que as atividades realizadas individualmente e por isso, deve-se sempre estimular a união e a socialização entre os colegas.

Para que isso possa acontecer da melhor forma, é necessário que haja incentivo e capacitações, para que todos aprendam a ouvir e respeitar a diversidade de opiniões e pensamentos, fazendo com que isso se torne um hábito cotidiano.

É fundamental comunicar-se bem, saber se expressar, deixando bem claro as opiniões, dúvidas, conselhos, ideias e demais questões discutidas, sempre sugerindo melhorias nos processos quando necessário.

Também é necessário ter comprometimento e confiança, todos os membros devem ser ativos e dispostos a trabalhar juntos para que o objetivo possa ser alcançado, é importante que todos estejam entusiasmados e motivados a participar das atividades e também, sentir-se livre e confortáveis para dividir informações e opiniões e pedir ajuda quando necessário.

Além disso, é de extrema importância a participação do líder do grupo, ele deve sempre estar atendo ao que acontece, desde o planejamento, distribuição de tarefas, verificação de prazos e objetivos, mantendo a equipe organizada e sem conflitos.

Com esses dados, vemos que a melhor forma de desenvolver e alavancar os resultados é promover treinamentos de trabalho em equipe, dinâmicas em grupo, criando simulações e descobrindo os pontos fortes e fracos da equipe, mostrando o caminho certo, para que, juntos, possam evoluir e cumprir o objetivo determinado.

E aí? Sua equipe está alinhada e pronta para trabalhar em conjunto?

 

RECEBA UM CURSO GRÁTIS

endereço
telefones Telefone:
Whatsapp:
email





Newsletter

Cadastre seu email abaixo para receber nossos boletins informativos e as últimas notícas sobre a OnByte Cursos e seus respectivos alunos.