Notícias

Cursos profissionalizantes: uma rápida solução o para desemprego?06/05/2019


Notícias como: desemprego sobe 12,7% atingindo mais de 13 milhões de brasileiros, entre outras tem se tornado comum nos meios de comunicação.

Basta ligar a TV ou abrir uma rede social e logo é possível visualizar este tipo de noticiário.

Porém, em contrapartida, o país chegou a contratar mais de 15 milhões com CLT em 2018. Os empregos informais somaram mais de 4 milhões nos últimos 4 anos.

Mas a pergunta é: existe uma saída para isto? Preciso arrumar um emprego urgente, como faço?

Então, novos dados divulgados trazem uma rápida saída para driblar esta situação: cresce o número de procura por cursos profissionalizantes.

Os cursos profissionalizantes são de curta duração, comparado aos cursos técnicos e superiores, e tratam logo de trazer a realidade que o profissional encontrará no ambiente de trabalho.

Por exemplo, uma pessoa pode realizar um curso de Designer Gráfico em pouco tempo e arrumar emprego em uma gráfica, realizar um curso de Atendente de Farmácia e conquistar uma vaga na farmácia do seu próprio bairro, enfim, são inúmeras as possibilidades.

A questão já não é mais ter um certificado, mas sim aprender de verdade, literalmente aprender a “colocar a mão na massa”.

Os cursos profissionalizantes tornam as pessoas capacitada em tarefas específicas em curto espaço de tempo. Devido a isto, empresas que visam crescimento planejado têm investido fortemente na capacitação do quadro de colaboradores através desta categoria de cursos.

Para as pessoas que estão em busca de um emprego, realizar um curso profissionalizante não fica longe da realidade, uma vez que são de curta duração e possui valores mais acessíveis.

Também existe o público que já está empregado, porém, deseja obter salários melhores ou uma posição superior. Estas pessoas também recorrem aos cursos profissionalizantes para uma melhoria profissional.

Mas cuidado! Já dizia um velho ditado: “Nem tudo que reluz é ouro”.

A escolha pelo curso certo, metodologia correta e instituição de ensino séria faz toda a diferença.

Afinal, ninguém gosta de jogar dinheiro fora, não é mesmo?

Uma metodologia que é bem aceita é a interativa, onde os alunos não assistem a simples vídeo aulas, mas interagem direto no software que está aprendendo.

Isto faz com que as rotinas de trabalho possam ser conhecidas através da prática e não só na teoria ou através de vídeos.

Outro ponto que faz a diferença na aprendizagem é a tecnologia. Afinal, nada como aprender com tudo o que há de mais novo e tecnológico, não é?

Hoje existe diversos cursos que utilizam recursos tecnológicos como smartphoneimagens em 3Dóculos 3Drealidade aumentada e até gamificação (tornar um curso com traços de games deixando mais atrativo e aumentando o aprendizado), entre outros.

E aí, você conhece alguma instituição que oferece tudo isso?

Texto de Maximiliano Calijuri, Pós-Graduado em Gestão de Projetos e Gerente de Projetos de TI do Grupo Oportunidade.

 

RECEBA UM CURSO GRÁTIS

endereço
telefones Telefone:
Whatsapp:
email





Newsletter

Cadastre seu email abaixo para receber nossos boletins informativos e as últimas notícas sobre a OnByte Cursos e seus respectivos alunos.